Boas Vindas

A equipe de Coordenação do Baú de Leitura , CAT e Escola Ativa, deseja a você uma boa pesquisa e que nosso blog possa lhe auxiliar nos trabalhos em sala de aula

Rádio Independente FM®

Rádio Independente FM

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Breve síntese do Programa Escola Ativa



 O Programa Escola Ativa faz parte do conjunto de ações da Política Nacional de Educação do Campo, implementada pelo MEC/SECAD em parceria com os estados e municípios. O programa integra o Ensino Fundamental I e propõe uma metodologia específica para classes multisseriadas.
O Programa Escola Ativa iniciou no município de Ichu-Ba , no ano letivo 2011, atendendo 05 escolas do Ensino Fundamental I, com aproximadamente 165 alunos, que residem em cinco povoados e diversos vilarejos e fazendas.
No que diz respeito a formação de educadores, teve a proposta de ser realizada mensalmente nos Microcentros, a partir da formação dada  ao Professor Multiplicador pela Secretaria do Estado, como isto não ocorreu, em  2010 foram realizados dois  Microcentros. Em 2011 teve a integração nos encontros do CAT, Baú de Leitura e Escola Ativa, visto que são projetos e programas que visam troca de experiências e construção de novos conhecimentos, visando  a melhoria da prática pedagógica nas escolas do campo.
O Programa trouxe para o município materiais pedagógicos ( jogos, mapas, dorso humano, xadrez e outros) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia  e livros didáticos.
A maior dificuldade enfrentada pelos educadores são os livros que acompanham a série/ano de cada estudante, ficando assim na sala de aula diversidades de livros para ser acompanhado pelo professor. Esta inquietação será levada para os encontros de formação quando realizados.
Salienta-se que o programa pode contribuir para o trabalho nas classes multisseriadas desde que seja trabalhada a metodologia desejada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário