Boas Vindas

A equipe de Coordenação do Baú de Leitura , CAT e Escola Ativa, deseja a você uma boa pesquisa e que nosso blog possa lhe auxiliar nos trabalhos em sala de aula

Rádio Independente FM®

Rádio Independente FM

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


PRIMEIRO ENCONTRO COM PROFESSORES
CAT/PBL/ESCOLA ATIVA

CRONOGRAMA:
DATA: 13 de fevereiro de 2012-02-13
LOCAL: SMEC
HORARIO: DAS 08:00 AS 17:00
MANHÃ
  • ABERTURA COM ACOLHIDA
  • EXIBIÇÃO DO VÍDEO: A HISTÓRIA DE ZÉ E A HISTÓRIA DE JOÃO
  • SOCIALIZAÇÃON DOS DA FICHA (tema, subtema, justificativa e objetivo)
  • DIVISÃO DE GRUPOS: 1º ano; 2º e 3º ano; 4º e 5º ano
  • ESTUDO DA FICHA, COM ANÁLISE DOS LIVROS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E O PROJETO BAÚ DE LEITURA
  • SOCIALIZAÇÃO DOS ACRESCIMOS OU MODIFICAÇÕES NA FICHA
  • COMPLEMENTAÇÃO DOS PASSOS METODOLOGICOS (sugestão de atividades, livros e vídeos que não estejam na ficha. Ex: a cartilha “deixa eu falar”)

  • TARDE
  • VÍDEO: CHICO BENTO NO SHOPPING
  • OFICINA: SISTEMATIZANDO O ENSINO DA ESCRITA A PARTIR DE TEXTOS DA TRADIÇÃO ORAL
  • TRABALHO EM GRUPO
  • CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES SOBRE LEITURA E ESCRITA (dicas de atividades: resolução da educação do campo.)
RELATO DO PRIMEIRO ENCONTRO DE ESTUDO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

No dia 13 de fevereiro de 2012, na sede da Secretaria de Educação e Cultura deste município, realizamos o primeiro encontro de estudo entre os professores, gestores e coordenadoras da educação do campo.
Como solicitado pelos educadores, realizamos a junção dos projetos Baú de Leitura e CAT e o programa Escola Ativa, os quais estão intercalados nas escolas do campo.
Seguindo o cronograma, iniciamos o encontro com acolhida e exibição do vídeo “a história de Zé e a história de João”. Na sequencia debatemos o mesmo e ligamos o mesmo com a realidade local. Em seguida, realizamos a dinâmica “Era uma vez” onde os professores dirigiam-se até um cartaz exposto com três envelopes colados eles escolhiam um envelope e pegava uma imagem surpresa e através da mesma criavam histórias, era necessário estar prestando atenção na historia narrada, pois precisavam dar continuidade a historia iniciada pelo primeiro participante, e assim até concluir todos os participantes da turma.
Após a dinâmicas passamos ao estudo da ficha pedagógica da Iª e IIª Unidade, colocando ou retirando o que for preciso. Encerramos a manhã com o estudo.
Na tarde realizamos oficinas. Iniciamos apresentando o vídeo “Chico Bento no Shopping”. Em seguida dividimos a turma em grupo os quais elaboraram atividades lúdicas para o trabalho em sala de aula. Após concluírem as atividades, realizaram apresentações das mesmas. Encerrando as atividades o professor João Paulo apresentou a dinâmica da tesoura, onde o objetivo era descobrir o segredo da maneira de passar a tesoura, através da observação dos colegas. Encerramos com o lanche.
O dia foi muito produtivo e antes de saírem foi marcado o novo encontro que será no dia 07 de maio.
Nesse período as coordenações estarão realizando visitas, acompanhamento, entregas de Baús e de materiais didáticos da Escola Ativa.
Já ficou marcada a entrega do Baú de Leitura na Escola Municipal Dep. Emério Resedá, para o dia 29 de fevereiro, para a turma da professora Nilzete.

Ichu, 13 de fevereiro de 2012
Coordenações do Baú de Leitura, CAT e Escola Ativa.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário