Boas Vindas

A equipe de Coordenação do Baú de Leitura , CAT e Escola Ativa, deseja a você uma boa pesquisa e que nosso blog possa lhe auxiliar nos trabalhos em sala de aula

Rádio Independente FM®

Rádio Independente FM

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Contrução de Ficha Pedagógica

Educadores do CAT e Baú de Leitura de Ichu participam de encontro em Serrinha

 
O Seminárido, na maioria das vezes é tratado como uma região de pessoas incapazes e sujeitas a alienação e como local inviável.
Buscando um novo olhar começa a crescer nos municípios a perspectiva de semiárido já visto como uma região viável e que seu povo é cidadão. Precisando conhecer mais a cultura e identidade do seu povo, a natureza que o cerca e com ela conviver, tendo em vista as potencialidades de cada município.
Pensando nisso é que desde quarta-feira, 25 de janeiro,  professores e coordenações do CAT e Baú de Leitura dos municípios de Ichu, Serrinha e Lamarão estão construindo a ficha pedagógica para ser trabalhada nas primeiras unidades do ano letivo.
 
O encontro tem como objetivo oportunizar aos educandos, família e comunidade a caminhar em busca de conhecimentos para valorização da identidade e da cultura local, refletindo sobre valores, desafios, potencialidades e alternativas de sustentabilidade no contexto do semiárido.
Esse material servirá para nortear o trabalho do professor do campo, com sugestões de atividades e tendo como maior foco a valorização da educação do campo.
 
Diante disso, e pensando no tema gerador para 2012 – “Construindo saberes e exercendo cidadania no contexto do semiárido” – Propõe-se trabalhar os subtemas: Identidade (família, escola e comunidade) e cultura local (valores, desafios e potencialidades); Sustentabilidade no semiárido (meio ambiente e agricultura familiar) e juntamente com famílias e comunidades discutir e ampliar os conhecimentos, valorizando a cultura local. Deve também, potencializar a agricultura familiar para que o cidadão possa de forma refletida contribuir para o desenvolvimento de valores e práticas sociais, buscando viabilizar perspectivas de vida melhor.
As atividades encerram na tarde desta sexta-feira dia 27.

Com Informações enviadas por Cristian Leide – Coordenadora do Baú de Leitura no município de Ichu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário